Política

Deputado estadual propõe Título de Cidadã Baiana para estrela da música brasileira

Sandra Travassos/ ALBA/Arquivo
A proposta foi apresentada por Bobô e deve ser discutido pela Alba  |   Bnews - Divulgação Sandra Travassos/ ALBA/Arquivo
Daniel Serrano

por Daniel Serrano

[email protected]

Publicado em 03/01/2024, às 10h01


FacebookTwitterWhatsApp

O deputado estadual Bobô (PCdoB) enviou uma proposta para a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) para que seja concedido o Título de Cidadã Baiana à cantora Alcione.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

“Alcione está enraizada na Bahia. Ela tem identidade com a nossa terra e sua imagem é indissociável da cultura que conforma a nossa gente. Marrom é filha da Bahia de fato, mas é preciso o título de direito para consagrar a relação ancestral, musical e duradoura”, justificou Bobô.

A cantora e compositora Alcione é natural do Maranhão e entrou no mundo da música ainda na infância, quando passou a acompanhar o pai na banda da Polícia Militar do Maranhão.

Bobô ainda chamou a atenção para a relação entre a cantora e o Estado por conta da influência das raízes africanas presente na cultura da Bahia e do Maranhão.

“São os estados das religiões de matrizes Yorubá, Gegê e Bantu. A Roça do Ventura e o Terreiro do Bogum, na Bahia, a Casa Tambor de Mina e a Casa Fanti Ashanti, no Maranhão, apenas para citar os templos tombados pelo Iphan, são expressões vivas e presentes no cotidiano destes dois torrões nordestinos”, disse.

“Já cantou Ilê Aiyê, Olodum, Araketu e é uma das mais prestigiadas sambistas no território baiano. Alcione é uma filha legítima da Bahia. Uma mulher negra, guerreira, talentosa, generosa e inspiradora”, acrescentou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp