Política

Deputado pede promoção de policiais civis que atuaram em operação no bairro de Valéria

Alberto Maraux/SSP-BA
O pedido, de autoria de Niltinho, destaca a “bravura” dos agentes durante a operação  |   Bnews - Divulgação Alberto Maraux/SSP-BA
Daniel Serrano

por Daniel Serrano

[email protected]

Publicado em 04/10/2023, às 09h31 - Atualizado às 12h41


FacebookTwitterWhatsApp

O deputado estadual Niltinho (PP) encaminhou ao governo da Bahia um pedido para que seja concedida uma promoção por "bravura" aos policiais civis envolvidos na operação realizada no bairro de Valéria, em Salvador, no último dia 15 de setembro.

Na justificativa, o parlamentar destacou que a operação em questão foi "marcada por um trágico episódio que acabou ceifando a vida de um respeitado policial federal durante um confronto ocorrida em uma operação policial.

"No entanto, foi o suporte dos investigadores da Polícia Civil pertencentes a Secretaria de Segurança Pública  da Bahia que conseguiu conter o grupo criminoso que contava com mais de 40 (quarenta) indivíduos fortemente armados com fuzis e metralhadoras, após os mesmos terem cercado os Agentes da Polícia Federal pertencentes ao Grupo de Pronta Intervenção - GPI, atirando contra os mesmos [...] evitando assim uma tragédia maior com mais perdas de vidas por parte dos agentes federais que já estavam ficando sem munição para continuar confrontando", diz trecho do pedido.

Entre os policiais civis contemplados está o coordenado de operações do CORE, Douglas Pithon. Em entrevista ao PodZé, da BNewsTV, o policial deu detalhes sobre a operação realizada no dia 15 de setembro, que culminou na morte do policial federal, Lucas Caribé.

Em entrevista ao BNews, Niltinho disse que a promoção é um “reconhecimento a braços hérois baianos que enfrentaram bandidos fortemente armados na luta contra o crime”.

“Esse ato de bravura específico merece um reconhecimento especial. Os polícias que estão diariamente nas ruas são guerreiros em prol da população da Bahia. Seis polícias civis foram resgatar os policiais federais que estavam acuados. Que sirva de exemplo para reconhecer o trabalho desses profissionais que saem de casa para a labuta sem saber se irão voltar”, disse.

O deputado, que integra a base do governador Jerônimo Rodrigues, acredita que o pedido deve ser acatado pelo governo do Estado.  

“Não tive uma conversa com o governador [sobre o pedido de promoção]. O chefe do Executivo Estadual tem trabalhado arduamente na luta contra o crime organizado e essa postura merece o reconhecimento da sociedade baiana também é atuação do nosso governador no combate ao crime organizado”, finalizou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp