Política

Deputado quer audiência pública para investigar a Tronox; saiba detalhes

Agência Alba
Matheus Ferreira quer que a indústria de pigmentos preste esclarecimentos na Alba  |   Bnews - Divulgação Agência Alba
Tácio Caldas

por Tácio Caldas

[email protected]

Publicado em 20/10/2023, às 06h33 - Atualizado às 06h50


FacebookTwitterWhatsApp

O deputado estadual, Matheus Ferreira (MDB), deseja que a Tronox esclareça atuação na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). A indústria de pigmentos está instalada em Arembepe, na cidade de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS) e tem sido denunciada por conta de uma suspeita de contaminação do ar e do subsolo.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

A comunidade de Areias é a localidade que, aparentemente, está mais sofrendo com essas supostas contaminações, já que tem registrado uma alta incidência de câncer e doenças respiratórias. Instalada na região há 57 anos, a empresa tem sido acusada de descumprir um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado em 2013 com o Ministério Público Estadual (MPE). Como defesa, a empresa tem afirmado que tem renovado continuamente e sem problemas as suas licenças ambientas junto ao Instituto Estadual do Meio-Ambiente (Inema).

Mesmo assim, o MPE voltou a abrir o procedimento que estava arquivado. Isso por que o órgão entendeu haver a inexistência de documentos que comprovassem que a empresa estava realizando o monitoramento da qualidade do ar e da água do subsolo. É por este motivo que as secretarias de Saúde e Meio Ambiente de Camaçari, além do Ministério Público e representantes da empresa e da sociedade camaçariense, devem participar de uma audiência pública.

O que diz o deputado

Em entrevista ao Jornal A Tarde, Ferreira afirmou que busca esclarecer a situação visto os transtornos causados pela Tronox em Camaçari. De acordo com ele, 'não faltará 'luta' para que o tema tenha a devida atenção da Alba.

Como vice-presidente da Comissão do Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos da Assembleia Legislativa da Bahia, não medirei esforços para colocar esse assunto em discussão com os meus pares, visto que, a atuação da empresa na Estrada do Coco, vem causando sérios transtornos à população local e causando prejuízos ao meio ambiente", destacou o parlamentar.

Assista ao Radar BNews da última quinta-feira (19):

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp