Política

Deputados bolsonaristas se mobilizam para anistiar ex-presidente; saiba mais

Marcos Corrêa / PR
Os deputados bolsonaristas protocolaram um PL nesta sexta-feira (30)  |   Bnews - Divulgação Marcos Corrêa / PR

Publicado em 30/06/2023, às 19h31 - Atualizado às 19h31   Cadastrado por Edvaldo Sales


FacebookTwitterWhatsApp

Um projeto de lei para anistiar Jair Bolsonaro (PL) e reverter a sua inelegibilidade foi protocolado por deputados do PL, partido do ex-presidente, nesta sexta-feira (30). O ex-chefe do Executivo foi condenado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por abuso de poder e uso indevido dos meios de comunicação.


A iniciativa do projeto é do deputado Ubiratan Sanderson (PL-RS) e concede anistia aos condenados por crimes eleitorais ou declarados inelegíveis do período de 2 de outubro de 2016 até a data de entrada em vigor desta lei. 


De acordo com o documento, o PL estaria “corrigindo distorções político-sociais decorrentes de decisões da Justiça Eleitoral contrárias ao sufrágio dos cidadãos brasileiros”.


Condenação


Votaram pela condenação: Benedito Gonçalves (relator), Floriano Marques, André Ramos Tavares, Cármen Lúcia e Alexandre de Moraes. Votaram pela absolvição: Raul Araújo e Nunes Marques. O placar foi de 5 a 2. A defesa de Bolsonaro deve recorrer da decisão do TSE. 


Bolsonaro foi julgado pela reunião com diplomatas estrangeiros, na qual difamou sem provas o sistema eleitoral brasileiro. O encontro foi transmitido pela TV oficial do governo. A ação analisada pelo TSE foi apresentada pelo PDT, que apontou abuso de poder e uso indevido dos meios de comunicação.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp