Política

Direto de Brasília: Votação da MP dos Ministérios gera expectativa no Congresso

Câmara dos Deputados deve votar nesta quarta a MP dos Ministérios - Marcelo Camargo / Agência Brasil
Caso a MP dos Ministérios não seja aprovada até quinta, governo Lula perderá 17 ministros  |   Bnews - Divulgação Câmara dos Deputados deve votar nesta quarta a MP dos Ministérios - Marcelo Camargo / Agência Brasil
Daniela Pereira e Lula Bonfim

por Daniela Pereira e Lula Bonfim

[email protected]

Publicado em 31/05/2023, às 15h13



A votação da Medida Provisória nº 1154 deve ocorrer entre a tarde e a noite desta quarta-feira (31) na Câmara dos Deputados. Enquanto isso não acontece, a pauta gera expectativa no Congresso Nacional, no Palácio do Planalto e sobretudo na Esplanada dos Ministérios.

A MP dos Ministérios, como tem sido chamado o projeto, tem até as 23h59 da quinta (1º) para ser sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Para isso, ela precisa ser aprovada na Câmara dos Deputados e depois no Senado Federal, cumprindo o processo legislativo.

Caso não seja aprovada dentro do prazo, o governo Lula terá que gerir o país sob a estrutura administrativa deixada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Como consequência disso, a administração federal perderia 17 ministérios.

Lula tem sofrido nos primeiros meses de sua relação com o Congresso Nacional no terceiro mandato. Acumulando sucessivas derrotas no legislativo, o presidente está sendo cobrado para atender demandas de deputados e senadores, como a liberação de emendas parlamentares e a nomeação de quadros políticos em cargos do governo.

Nesta terça (30), o governo federal liberou R$ 1,7 bilhão em emendas parlamentares, um recorde do terceiro mandato de Lula para um único dia.

A repórter viajou para Brasília para fazer a cobertura no Congresso Nacional

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp