Direto de Brasília

Senadores pretendem reconvocar ministro da Saúde e relator deve esticar prazo da CPI da Pandemia

Edilson Rodrigues/Agência Senado
Bnews - Divulgação Edilson Rodrigues/Agência Senado

Publicado em 22/09/2021, às 12h19   Victor Pinto, de Brasília*


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente da CPI da Pandemia, senador Omar Aziz (PSD-AM), defendeu a reconvocação do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. A declaração foi dada nesta quarta-feira (22) durante a abertura da sessão que ouve o representante da Prevent Senior, Pedro Batista. O senador Renan Calheiros (MDB-AL) reforço a medida e deu a entender que o prazo de encerramento da comissão será esticado mais uma vez. 

O ministro, que acompanhou o presidente da República, Jair Bolsonaro, na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, contraiu a covid-19 e deverá permanecer nos Estados Unidos por 14 dias em quarentena. Por esse motivo, caso ocorra a reconvocação, ela só será efetivada em meado de outubro. 

LEIA MAIS:Quarentena de Queiroga deve custar ao menos R$ 30 mil só em diárias em Nova York

“Eu queria dizer que, amanhã, por ocasião da especificação da pauta, desde já eu queria pedir para nós votarmos e definirmos a data da convocação do Sr. Luciano Hang. A presença desse senhor nesta Comissão Parlamentar de Inquérito é mais do que recomendável, e eu considero que, da mesma forma que nós não podemos encerrar os trabalhos desta Comissão sem ouvir o Ministro Queiroga”, disse Calheiros. 

O vice-presidente, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AC), também defende a medida. “Quero desejar pronto restabelecimento do Ministro Marcelo Queiroga, porque esta CPI não pode terminar sem ouvi-lo. O Ministro Marcelo Queiroga venha para cá [Brasil], seja tratado, e não seja tratado com cloroquina”. 

Para o senador Otto Alencar (PSD), os ministros que acompanharam o presidente Jair Bolsonaro no encontro da ONU  “não discutiram absolutamente nada” e todos passam por “enorme vexame”.

*Editor de Política do BNews está em Brasília para a cobertura da CPI da Pandemia

Matérias relacionadas:

Ministro Queiroga faz gestos obscenos em Nova York contra manifestantes; veja vídeo

Mesmo com uma das maiores comitivas, Bolsonaro tem agenda oficial esvaziada nos EUA

Queiroga afirma que Brasil tem 'excesso de vacinas', mas estados enfrentam falta de imunizante para segunda dose

Médico que denunciou 'kit Covid' diz ter sido ameaçado por diretor da Prevent Senior

Presidente da CCJ do Senado presta apoio a Tebet após ter sido chama de “descontrolada” por chefe da CGU

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp