Política

Eduardo Bolsonaro chama acusado por bomba no Riocentro de 'herói'

Reprodução // Agência Brasil
Um dos acusados pelo atentado a bombas no Riocentro, Cruz foi nomeado por Eduardo como um 'grande herói da resistência brasileira'  |   Bnews - Divulgação Reprodução // Agência Brasil

Publicado em 18/04/2022, às 12h41 - Atualizado às 13h02   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

O deputado federal Eduardo Bolsonaro(União Brasil-SP) usou as redes sociais para chamar de “herói nacional” e elogiar o general Newton Cruz, que morreu na última sexta-feira (15). “Morreu o General Newton Cruz, um grande herói da resistência brasileira contra o comunismo em favor da liberdade. Graças à ação dele e de inúmeros outros corajosos militares, nosso país seguiu livre em 1964. Obrigado pelos seus serviços, meus sentimentos à família. Brasil!”, escreveu o deputado, que recentemente ironizou as torturas sofridas pela jornalista Miriam Leitão, durante o Regime Militar. 

Newton Cruz foi chefe da Agência Central do Serviço Nacional de Informações (SNI) durante o regime militar e do Comando Militar do Planalto. Ele ficou conhecido, entre outras coisas, por não ter impedido o atentado no Riocentro, o mais emblemático ataque provocado por agentes da repressão, insatisfeitos com o processo de abertura política.

Décadas depois, em 2012, uma investigação mais ampla foi feita pelo Ministério Público Federal do Rio e concluiu que Cruz, que já era general e chefiava a Agência Central do SNI, soube do atentado, cerca de um hora antes do ocorrido e autorizou que fosse adiante. 

Cruz foi acusado pelos crimes de homicídio tentado, formação de quadrilha ou bando, transporte de explosivos, fraude processual e favorecimento pessoal.

Leia Mais:

PSOL quer cassação de Eduardo Bolsonaro após deputado debochar de tortura

Chamado de "geleia" pelo '02' de Bolsonaro, Bruno Reis reage: "falando merda"

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp

Tags