Eleições

DEM e PT continuam com as maiores bancadas na Câmara de Salvador

Divulgação
Com cerca de 40% de renovação na eleição municipal de 15 de novembro   |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 16/11/2020, às 19h24   Henrique Brinco


FacebookTwitterWhatsApp

A nova configuração partidária da próxima legislatura (2021-2024) da Câmara de Salvador traz algumas novidades, mas mantém a liderança de dois partidos tradicionalmente rivais na Bahia. As maiores bancadas permanecerão com o Democratas, que passa de 12 para 7 vereadores, e o Partido dos Trabalhadores, que preservou suas 4 cadeiras. A queda no DEM pode ser explicada pelo fato de muitos edis terem se filiado na legenda na última janela partidária para a campanha de 2020.

Em seguida aparece o Republicanos, que também assegurou as três vagas atuais, e o Patriota que cresceu de um para três representantes. As duas legendas juntas reúnem um grande número de vereadores do campo conservador.

Os partidos MDB, PCdoB, PDT, PL, Podemos e PTB elegeram dois vereadores cada. Outras 11 siglas conquistaram uma cadeira cada: Cidadania, Democracia Cristã, PSD, PSB, PV, PMN, Solidariedade, PSC, PSOL, PSL e Avante.

Uma novidade dessa eleição foi a realização de candidaturas coletivas, apesar do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) oficializar apenas o candidato que encabeça a chapa. Foi o caso da chapa Pretas por Salvador, do PSOL, que elegeu a advogada Laina Crisóstomo. O mandato coletivo Pretas por Salvador será compartilhado também por Cleide Coutinho e Gleide Davis, cada uma representando uma religião. 

Bancada feminina
A Câmara Municipal de Salvador terá um crescimento de 7 para 9 vereadoras na próxima legislatura. Foram reeleitas Ireuda Silva (Republicanos), Marta Rodrigues (PT), Cátia Rodrigues e Marcelle Moraes, ambas do DEM.

A bancada feminina será composta ainda pelas eleitas Cris Correa (PSDB), Debora Santana (Avante), Laina Crisóstomo (PSOL – Mandato Coletivo Pretas por Salvador), Maria Marighella (PT) e Roberta Caires (Patriota).

Leia também:
Vereadores veteranos ficam de fora da Câmara de Salvador a partir de 2021; veja lista
Saiba quem são os vereadores eleitos em Salvador
Geraldo Júnior confirma que vai buscar reeleição na presidência da Câmara de Salvador
Vereador mais votado em Salvador, Luiz Carlos apoia Geraldo Júnior na Presidência

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp