Eleições

Câmara dos Deputados aprova texto-base do novo Código Eleitoral

Michel Jesus/Câmara dos Deputados
Falta ainda a análise de 24 destaques que podem mudar o conteúdo da matéria  |   Bnews - Divulgação Michel Jesus/Câmara dos Deputados

Publicado em 09/09/2021, às 16h16   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Câmara dos Deputados aprovou na tarde desta quinta-feira (9), por 378 votos a 80, o texto-base do projeto de lei do código eleitoral. Falta ainda a análise de 24 destaques que podem mudar o conteúdo da matéria.

A proposta, relatada pela deputada Margarete Coelho (PP-PI), revoga toda a legislação eleitoral vigente atualmente e estabelece um único código eleitoral.

Segundo o substitutivo da deputada Margarete Coelho (PP-PI), uma das inovações na legislação é a autorização da prática de candidaturas coletivas para os cargos de deputado e vereador (eleitos pelo sistema proporcional). Esse tipo de candidatura caracteriza-se pela tomada de decisão coletiva quanto ao posicionamento do eleito nas votações e encaminhamentos legislativos.

Com cerca de 900 artigos, ele é resultado do grupo de trabalho de reforma da legislação eleitoral, composto por representantes de diversos partidos. O texto trata ainda de vários temas, como inelegibilidade, prestação de contas, pesquisas eleitorais, gastos de campanha, normatizações do TSE, acesso a recursos dos fundos partidário e de campanha, entre outros.

Leia também:

Manifestantes liberais de Salvador vão estender faixa contra Bolsonaro no dia 12

PT de Salvador critica "Fora Bolsonaro" convocado por liberais

Em vídeo, vice-governador João Leão rechaça paralisação de caminhoneiros

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp