Política

Elinaldo toma decisão após ser inocentado pelo TJ-BA em processo; confira

Divulgação
Prefeito respondia por suposto envolvimento com jogo do bicho  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 19/07/2023, às 14h48   Cadastrado por Eduardo Dias


FacebookTwitterWhatsApp

O prefeito de Camaçari, Elinaldo Araújo (UB), que foi inocentado pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), no processo em que respondia por suposto envolvimento com jogo do bicho, afirmou que vai buscar reparação por danos a sua família e perseguição política.

Além de Elinaldo, Cristiano Araújo da Silva, Ivan Pedro Moreira de Souza, Pedro de Souza Filho, Ivana Paula Moreira de Souza da Silva e Hélio Leitão dos Santos, envolvidos no caso, também foram inocentados.

“Após minuciosa leitura dos documentos que instruem os presentes autos, não pude verificar qualquer prova da ocultação ou dissimulação de bens direitos ou valores provenientes de infrações penais supostamente praticadas pelos acusados. As provas amealhadas não demonstram a ocorrência do delito de lavagem de dinheiro, sendo frágeis os elementos colhidos durante a instrução processual para a prolação de um édito condenatório”, diz trecho da decisão da juíza Bianca Gomes da Silva, da 2ª Vara Criminal da Comarca de Camaçari.

As investigações começaram em novembro de 2015, quando Elinaldo ainda era vereador de Camaçari. Ele chegou a ser preso no dia 10 de dezembro daquele mesmo ano, mas solto no dia seguinte por conta de um habeas corpus concedido pelo TJ-BA. No ano seguinte, Elinaldo foi eleito prefeito de Camaçari e reeleito em 2020.

Em nota, o prefeito ressaltou que buscará reparação por todos os danos sofridos, tanto por ele como por sua família, "que enfrentou momentos de humilhação, acusações infundadas e perseguição política".

"Foram de acusações infundadas e sem provas, mas sempre acreditei na verdade e na justiça. Minha família e eu enfrentamos uma situação muito delicada, mas nunca perdemos a confiança de que a verdade viria à tona. De forma covarde, me atacaram e atacaram a minha família, meu sogro que já era idoso, tudo por perseguição política", disse o prefeito.

Além de sua própria busca por reparação, Elinaldo também destacou o "sofrimento vivido por sua família durante o período de acusações infundadas".

Segundo o gestor, seu sogro e sua esposa foram vítimas de forte perseguição, o que deixou "marcas profundas e dolorosas". 

"Minha esposa e meu sogro foram injustamente atacados e difamados. A dor que sentimos como família foi imensa, mas enfrentamos tudo com coragem e dignidade. Agora, é hora de buscar reparação por todos os danos causados", afirmou.

O prefeito Elinaldo Araújo finalizou afirmando que as acusações sem provas nunca tiraram sua esperança. "Agradeço a todos que estiveram ao nosso lado durante essa jornada difícil. Agora, é hora de olhar para o futuro. Nunca abaxei a cabeça nem me deixei intimidar por essas acusações falaciosas. Continuaremos trabalhando com dedicação e comprometimento pelo bem de Camaçari e de seus cidadãos", salientou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp