Política

Elmar Nascimento dá ultimato a governo Lula após ameaça ao comando da Codevasf

Wilson Dias/Agência Brasil
O governo Lula tem como objetivo substituir Harley Xavier a gerência da Codevasf  |   Bnews - Divulgação Wilson Dias/Agência Brasil
Cadastrado por Pedro Moraes

por Cadastrado por Pedro Moraes

[email protected]

Publicado em 06/05/2023, às 07h28


FacebookTwitterWhatsApp

O deputado federal baiano Elmar Nascimento emplacou uma batalha com o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Isso porque o líder do União Brasil na Câmara se opôs à retirada de Harley Xavier Nascimento da gestão da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf) no município de Bom Jesus da Lapa. 

Aliado de Elmar, o deputado federal Arthur Maia (União-BA) teria sido o autor da indicação do empresário ao cargo. Nesse sentido, o líder do União Brasil na Câmara ameaçou migrar o partido para a oposição, caso o governo tirasse do papel a sugestão. As informações foram divulgadas pelo jornal Estado de S. Paulo. 

Do mesmo modo, também teria comentado que o presidente da companhia, Marcelo Andrade Moreira Pinto, considerado seu aliado, recusaria a exoneração em seu estado natal. Ainda assim, com a possível insistência do governo, Elmar Nascimento apontou que trocaria a presidência. Por outro lado, o União Brasil deixaria de ser aliado para virar membro da bancada oposicionista. 

Em resumo, os petistas tentavam emplacar, no lugar de Harley Xavier, o sociólogo Jonas Paulo Neres, ex-presidente do PT na Bahia. Depois da ameaça, o governo recuou. A princípio, a Codevasf tem o comando do Centrão, com o apoio do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP)

Vale mencionar ainda que as superintendências da Codevasf em Bom Jesus da Lapa e Juazeiro figuram na lista dos cargos federais mais disputados na Bahia.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp