Política

"Eu saí de lá com uma expectativa muito boa", afirma Jerônimo após discutir produção de energia renovável na Europa

Joilson Cesar / BNews
Jerônimo Rodrigues pontuou que a Bahia precisa deixar de exportar apenas matéria prima  |   Bnews - Divulgação Joilson Cesar / BNews


O governador Jerônimo Rodrigues (PT) afirmou que retornou da Europa com expectativa boa quanto a investimentos europeus no Brasil, após missão oficial para discussão de produção de energias renováveis. O gestor comentou sobre a viagem após cerimônia de entrega de 57 veículos para reforço do transporte escolar em todo o Estado da Bahia, nesta segunda-feira (20), em Salvador.  

"Não só do governo europeu, mas das empresas, das indústrias, eles investirem no Brasil, no Nordeste e na Bahia. Eu saí de lá com expectativa muito boa. Eu espero que nesses próximos dois, três anos, a gente possa abrir um investimento, por exemplo, de 40, 50 bilhões. Agora é claro, nós estamos fazendo isso plantando para o futuro. Não vai ser esse ano e ano que vem. Nós teremos pelo menos aí três ou quatro anos de preparação do país para produzir hidrogênio verde. Portanto, eu voltei muito animado com o que participei, presenciei, levando o nome e o potencial da Bahia para que a gente possa já já exportar".

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

O governador destacou ainda que a Bahia, o Nordeste e o Brasil precisam deixar de exportar apenas matéria-prima, mas também passar a vender para fora energia renovável e produtos de alto valor agregado. 

"Agora, eu deixei muito claro a todo o tempo em que eu falava, nós não podemos mais ter uma matriz de desenvolvimento onde o Nordeste, o Brasil e a Bahia exportem só commodities, exportem só matéria-prima. Foi-se o tempo em nós exportamos exportávamos cacau para comprar chocolate, exportávamos algodão para comprar tecido. Nós não podemos exportar energia verde para comprar produtos industrializados. Nós temos que fazer um meio termo de a gente continuar exportando matéria-prima, porque é preciso para o mundo se abastecer, nós ganhamos dinheiro. Mas nós também temos que trazer para o Nordeste e para a Bahia, junto com a fonte de energia renovável, indústrias e assim criarmos um ambiente forte de exportação de energia, mas também de produtos de alto valor agregado". 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp