Política

Ex-ministro do STF deseja autonomia no Ministério da Justiça; entenda

FOTO: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Ricardo Lewandowski é cotado para assumir o ministério da justiça  |   Bnews - Divulgação FOTO: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Publicado em 12/12/2023, às 14h46   Cadastrado por Maycol Douglas



O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, está sendo cotado para assumir o cargo de ministro da Justiça, ele indica que deseja ter autonomia para montar os membros da equipe da pasta, isso, caso seja de fato convidado pelo presidente Lula (PT).

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp 

Com a possibilidade de assumir o cargo, a decisão vai de encontro com o PSB, que demonstra interesse em manter seu espaço na estrutura, continuando com a permanência de Ricardo Cappeli, secretário-executivo nos dias atuais.

De acordo com o "O Globo", há interlocutores próximos a Flávio Dino que estão trabalhando para que Ricardo assuma a Secretaria de Segurança Pública (Senasp) na nova gestão.

O PT está atuando há um tempo com o intuito de que Cappelli não fique com nenhum espaço sequer dentro do ministério. No Planalto, auxiliares do presidente enxergam reservadamente a possibilidade da permanência dele caso Lewandowski seja realmente escolhido por Lula.

Além da secretária executiva, que faz parte da assessoria direta ao ministro, e da Senasp, o ministério é complementado por mais sete secretarias, são elas: Justiça; Consumidor; Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos; Políticas Penais; Assuntos Legislativos; Acesso à Justiça e Direitos Digitais.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp