Política

Ex-ministro é punido pela Comissão de Ética Pública da Presidência; saiba motivo

Bruno Spada / Câmara dos Deputados
O ex-ministro afirmou que não estava sabendo da decisão  |   Bnews - Divulgação Bruno Spada / Câmara dos Deputados

Publicado em 29/07/2023, às 14h32   Cadastrado por Edvaldo Sales


FacebookTwitterWhatsApp

O ex-ministro do Meio Ambiente e atual deputado federal, Ricardo Salles, foi punido pela Comissão de Ética Pública da Presidência por uma série de viagens que fez a São Paulo, seu reduto eleitoral, com dinheiro público.

De acordo com o Estadão, entre janeiro de 2019 e junho de 2021, Salles realizou mais de 130 viagens nacionais. Desse total, 90 foram para São Paulo.

Segundo a Comissão de Ética, as idas de Salles à São Paulo, sobretudo aos fins de semana, ocorriam sem os devidos registros dos compromissos públicos em sua agenda oficial, o que contraria o princípio da transparência. O colegiado identificou a ocorrência de infração ética pelo ex-ministro.

O artigo 3ª do Código de Conduta da Alta Administração Federal (CCAAF), que teria sido violado por Salles, de acordo com a Comissão, determina que autoridades públicas devem se pautar pelos padrões da ética, “sobretudo no que diz respeito à integridade, à moralidade, à clareza de posições e ao decoro”.

O levantamento do Estadão junto ao Portal da Transparência, as viagens de Salles a São Paulo custaram aos cofres públicos R$ 230,4 mil.

Salles afirmou ao jornal que não estava sabendo da decisão. Além disso, ele explicou que foram prestadas as informações à CEP de que durante a pandemia, com escassez de voos diretos, “praticamente todos os voos para as diferentes regiões do Brasil partiam de SP, o que foi ignorado pela decisão”.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp