Política

Ex-presidente da Câmara de Ilhéus e advogado são condenados; saiba motivo

Divulgação
Um dos condenados presidiu a Câmara de Ilheus no biênio 2017/2018  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 27/03/2023, às 17h38   Cadastrado por Edvaldo Sales


FacebookTwitterWhatsApp

O ex-presidente da Câmara Municipal de Ilhéus, no sul do estado, Lukas Pinheiro Paiva e o advogado Taciano Aragão Leite foram condenados, cada um, a mais de um ano de reclusão pelo crime de obstrução de Justiça.

A decisão da juíza Emanuele Vita Leite Armede, da 1ª Vara Crime de Ilhéus, acata denúncias oferecidas pelo Ministério Público estadual (MP-BA) por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) e da 8ª Promotoria de Justiça de Ilhéus, como desdobramento da ‘Operação Xavier’.

Lukas presidiu a casa legislativa no biênio 2017/2018 e já havia sido condenado por organização criminosa, corrupção passiva, falsidade ideológica e corrupção passiva, peculato e fraude em licitação.

Por ter ficado preso, de forma preventiva, por 270 dias em 2020, Lukas Paiva deveria cumprir mais três meses de reclusão, mas a pena foi substituída pela magistrada por uma restritiva de direitos. Ele pode recorrer em liberdade.

De acordo com as denúncias do MP-BA, os réus violaram medidas cautelares, agindo com a finalidade de obstruir e atrapalhar a sequência das investigações. Lukas Paiva e o também ex-presidente da Câmara Municipal de Ilhéus no biênio 2015/2016, Tarcísio da Paixão, já havia sido condenados há mais de 20 anos de prisão por envolvimento no esquema de fraudes em licitações e execuções contratuais da casa legislativa.

As denúncias do MP-BA apontaram a existência de contratos superdimensionados em razão da prévia negociação e ajuste do pagamento de propinas. As investigações revelaram que as mesmas empresas eram sempre contratadas diretamente, por meio de sucessivos e viciados procedimentos de inexigibilidade de licitação, para atuar em funções sensíveis da Câmara.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp