Política

Filho de Bolsonaro tem derrota na PGR; confira

Geraldo Magela/Agência Senado
Senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), filho de Bolsonaro, havia processado Renan Calheiros (MDB)  |   Bnews - Divulgação Geraldo Magela/Agência Senado

Publicado em 14/07/2022, às 16h08   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) teve uma derrota na Procuradoria-Geral da República (PGR), após a número 2 do órgão, Lindôra Araujo, arquivar uma representação apresentada pelo liberal contra o também senador Renan Calheiros (MDB-AL) pela atuação do emedebista como relator na CPI da Covid.

A alegação de Flávio, segundo o Metrópoles, foi que Renan cometeu os crimes de abuso de autoridade, prevaricação, coação no curso do processo e exercício arbitrário das próprias razões.

De acordo com a denúncia, os supostos crimes teriam ocorrido durante a coleta dos depoimentos do ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello; do empresário, Luciano Hang; do ex-secretário de Comunicação, Fábio Wajngarten; e da médica Nise Yamaguchi.

Entre os argumentos apresentados por Flávio Bolsonaro estavam os que o relator teria constrangido os depoentes durante as oitivas do colegiado.

“Exigir informações ou reiterar perguntas para buscar esclarecimentos de pessoa que, sob compromisso, presta depoimento, não pode ser considerado constrangimento ilegal, justamente porque há obrigação legal de fornecer as informações solicitadas, caso as detenha”, escreveu Lindôra Araújo, ao definir pelo arquivamento da ação.

“Da mesma forma que alertar o depoente sobre a possibilidade de incorrer no suprarreferido crime e sobre as consequências que tal ato pode lhe causar, não pode ser tratado como coação no curso do processo”, prosseguiu a vice-PGR.

Durante uma das sessões mais tensas da CPI da Covid, Flávio Bolsonaro chegou a xingar Renan Calheiros de "vagabundo". O relator rebateu o chamando de “miliciano”.

Siga o Tiktok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp