Política

Flávio Bolsonaro volta frustrado dos EUA por não conseguir encontro com chefes do governo

Divulgação Lara Curcino / Arquivo BNews
Senador Flávio Bolsonaro não conseguiu se reunir com autoridades americanas, frustrando planos de alinhamento com a Casa Branca  |   Bnews - Divulgação Divulgação Lara Curcino / Arquivo BNews
Bruna Rocha

por Bruna Rocha

Publicado em 12/01/2026, às 17h41



O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) voltou frustrado de uma recente viagem aos Estados Unidos após não conseguir se reunir com integrantes do alto escalão do governo americano. As informações são do jornal O Globo.

Segundo a reportagem, a tentativa de encontro tinha como objetivo sinalizar um alinhamento com a Casa Branca e, assim, conter possíveis disputas internas no campo da direita brasileira. Além disso, a iniciativa buscava demonstrar que a família Bolsonaro ainda mantém prestígio junto ao governo dos Estados Unidos, apesar da aproximação entre Washington e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Apontado como presidenciável, Flávio viajou acompanhado do irmão, o ex-deputado Eduardo Bolsonaro, que teria sido o responsável pelos contatos iniciais. A articulação, no entanto, foi interrompida no início do mês após a invasão da Venezuela por tropas americanas e a captura do presidente Nicolás Maduro, o que inviabilizou agendas diplomáticas.

Apesar da tentativa frustrada, a movimentação foi mal recebida por setores do Centrão. Dirigentes de partidos de centro ouvidos pela reportagem avaliam que a iniciativa dialoga apenas com a base bolsonarista mais fiel e reforça a associação da família ao radicalismo, simbolizado pela atuação de Eduardo Bolsonaro. Parte do Centrão ainda vê com ressalvas o apoio à pré-candidatura de Flávio, embora considere a empreitada “irreversível”.

Ainda assim, Flávio planeja retornar aos Estados Unidos em abril, quando pretende organizar uma espécie de “roadshow” pelo país. Até lá, a estratégia é adotar um discurso mais moderado e buscar se consolidar como um nome da centro-direita. Além disso, o senador pretende convidar o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, para acompanhá-lo na viagem.

Oficialmente, a ida de Flávio Bolsonaro aos Estados Unidos foi descrita como uma viagem familiar para visitar Eduardo. O senador passou o Réveillon em um evento organizado pelo pastor André Valadão, em Orlando, e deve retornar ao Brasil nos próximos dias.

Flávio também levou a Eduardo um recado do pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro. Segundo relatos, Bolsonaro orientou os filhos a evitarem confrontos com o Centrão e divergências públicas com lideranças do PL. Apesar disso, declarações recentes da família têm causado inquietação entre dirigentes do bloco, como quando Eduardo foi elogiado como “um craque nas relações internacionais” e apontado como um possível nome para chefiar o Itamaraty em um eventual governo.

Receba as principais notícias de Política no canal do BNews no WhatsApp

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp Google News Bnews


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)