Política

Flávio Dino quebra silêncio sobre 'corrida' ao Supremo Tribunal Federal; saiba mais

Valter Campanato / Agência Brasil
Ministro negou campanha e disse que decisão cabe ao presidente Lula  |   Bnews - Divulgação Valter Campanato / Agência Brasil

Publicado em 21/09/2023, às 08h31 - Atualizado às 09h20   Cadastrado por Tácio Caldas


FacebookTwitterWhatsApp

O ministro da Justiça Flávio Dino segue sendo um dos nomes cotados para assumir a vaga no Supremo Tribunal Federal (STF). A vaga que será aberta no final desse mês no com a aposentadoria da ministra Rosa Weber. Questionado sobre a possibilidade de ser o indicado para a vaga, Dino afirmou que a responsabilidade pela escolha é do presidente Lula (PT) e rechaçou campanha e disse que 'está bem' na função atual.

"Eu sempre soube, estudando a história do Supremo, que não existe candidatura, campanha, pleito, pedido ou solicitação para ser ministro, pois essa é uma designação do presidente. Quando você enxerga as coisas assim, você fica tranquilo", afirmou o ministro durante sua participação na cerimônia de abertura da exposição em homenagem aos 35 anos da Constituição Federal no STF.

De acordo com a jornalista Luísa Martins, do Valor Econômico, após a solenidade Carlos Velloso, ex-ministro e ex-presidente do STF, teve uma conversa reservada com Flávio Dino. Nela, o ex-ministro teria sido questionado sobre a indicação do seu nome ao Supremo e respondido citando a música de Zeca Pagodinho: "Deixa a vida me levar".

Na coletiva após o evento, Dino afirmou que esteve na Corte representando o governo Lula. Isso porque o presidente da república está em Nova York, onde participou de uma Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

Na ocasião ele foi questionado sobre a indicação para substituir Rosa Weber e disse que o 'debate não está posto'. "Vamos deixar o presidente amadurecer a decisão dele, com as ótimas alternativas que ele tem", destacou Dino. Vale lembrar que os outros nomes cotados são o Advogado-Geral da União (AGU), Jorge Messias, e o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas.

Assista ao Radar BNews da última quarta-feira (20):

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp