Política

Fogo amigo? Base de Lula articula contra extinção de órgão; entenda

Marcello Casal Jr/Agência Brasil
A extinção do órgão havia sido recomendada pela equipe de transição do governo Lula e foi executada nos primeiros dias do ano  |   Bnews - Divulgação Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Publicado em 07/01/2023, às 12h17   Cadastrado por Daniel Brito


FacebookTwitterWhatsApp

A extinção da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) nos primeiros dias do governo Lula gerou uma reação negativa no Congresso. Segundo informações da coluna de Guilherme Amado, do site Metrópoles, deputados da bancada do PSD, que compõe a base do petista, articulam para derrubar a medida provisória que acabou com o órgão.

De acordo com a publicação, a votação da medida pode ocorrer assim que acabar o recesso parlamentar, em fevereiro. O assunto deve ser tema da reunião de líderes da Câmara dos Deputados marcada para a próxima segunda-feira (9) pelo presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL).

Conforme a coluna, líderes do Centrão querem reverter a extinção, mas alguns integrantes do bloco avaliam a ideia apenas uma ameaça do PSD para conseguir mais espaços no governo. Servidores da Funasa creem que conseguirão aliados para reverter a MP. 

A extinção do órgão havia sido recomendada pela equipe de transição do governo Lula por avaliar que ele havia perdido o propósito e estava sendo usado para atender emendas parlamentares e não para uma função específica, o que tornava a estrutura redundante com a do ministério.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp