Política

FPA diz que adiamento do Plano Safra é demonstração de 'desorganização e ineficiência' do governo Lula

Wenderson Araújo / CNA
Programa deveria ser lançado nesta quarta (26), mas ficará para o dia 03 de julho  |   Bnews - Divulgação Wenderson Araújo / CNA
Lara Curcino, direto de Brasília

por Lara Curcino, direto de Brasília

[email protected]

Publicado em 25/06/2024, às 18h07 - Atualizado às 18h08



A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) se posicionou com fortes críticas ao governo Lula, após a decisão do Executivo de adiar o anúncio do Plano Safra 2024/2025.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

O programa estava previsto para ser lançado nesta quarta-feira (26), mas foi postergado para 03 de julho, segundo anunciou nesta terça (25) o ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Em nota enviada ao BNews, a FPA afirmou que "lamenta profundamente" o adiamento e que a decisão demonstra "desorganização e ineficiência do governo federal".

"A FPA lamenta profundamente o adiamento do Plano Safra 2024/25, numa total demonstração de desorganização e ineficiência do governo federal. Importante ressaltar que os produtores rurais ficarão descobertos durante a primeira semana de vigência do plano, ou seja, todos os problemas que estiverem na proposta inicial ainda precisarão ser corrigidos, o que leva mais tempo ainda para a chegada do crédito real aos produtores. Uma sinalização preocupante do governo federal diante da crise enfrentada pelo setor. Entendemos que o momento é urgente e exige isonomia governamental para que possamos enfrentar os desafios de continuar contribuindo com grande parte do PIB brasileiro, da geração de emprego e renda, além do alimento de qualidade e sem inflação na mesa do brasileiro", comunicou a Frente.

Em coletiva, Paulo Teixeira justificou que o adiamento do anúncio aconteceu porque o Plano acaba de ficar pronto e eles precisam de mais um tempo para preparar o evento.

"Precisava preparar a entrega. Como a gente vai fazer uma entrega bonita, para vocês tirarem foto, não dava para fazer de hoje para amanhã. Então, ganhamos uma semana para preparar o evento. [...] Tudo vai ser resolvido", disse ele.

O Plano Safra 2024/2025 da agricultura familiar e da agricultura empresarial será o maior da história, segundo prometeu o governo Lula. O programa funciona como um grande apoio ao setor agropecuário, oferecendo linhas de crédito, incentivos e políticas agrícolas para os produtores rurais, desde os agricultores familiares até os mega produtores.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp