Política

Rede Globo demite funcionário após se passar por repórter e tentar extorquir deputado

Reprodução
O deputado afirmou que o homem se apresentou como um jornalista  |   Bnews - Divulgação Reprodução
Rebeca Santos

por Rebeca Santos

Publicado em 01/10/2025, às 08h31



O deputado estadual Alexandre Knoploch (PL) deu voz de prisão a Júlio César de Oliveira Silva Rodrigues na última terça-feira (30) por tentativa de extorsão.

O homem se passou por jornalista do programa “Fantástico”, da TV Globo, para tentar enganar o deputado.

Apesar de trabalhar na emissora, ele não tinha nenhuma ligação com o programa ou com o jornalismo, e foi demitido após o caso.

Em um vídeo publicado no Instagram, Knoploch afirmou que o homem se apresentou como um jornalista.

Ele afirmou que havia uma reportagem sobre um suposto esquema criminoso associado ao deputado, e passou a cobrar dinheiro para não divulgar a irregularidade.

“Esse indivíduo, se passando por funcionário da Central Globo de Jornalismo, dizia ter uma matéria contra mim e tentou me chantagear pedindo R$ 10 mil para “resolver” a situação. O que ele encontrou foi um deputado com a consciência limpa e a coragem de enfrentar o crime. No momento em que pediu dinheiro, levantei, dei voz de prisão e garanti que ele fosse conduzido pela polícia”, contou.

Segundo informações do G1, a Globo informou que recebeu a denúncia e antes do flagrante,  comunicou o caso à Polícia Civil por meio de uma notícia-crime.

O funcionário estava afastado por licença médica desde 2023. Atuava como assistente de maquinaria em outra área da empresa, sem relação com o Fantástico ou com qualquer outro programa do jornalismo da Globo.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp Google News Bnews


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)