Política
por Henrique Brinco
Publicado em 16/05/2026, às 08h21 - Atualizado às 08h23
Um fundo privado ligado ao advogado Paulo Calixto, responsável pela defesa de Eduardo Bolsonaro nos Estados Unidos, comprou em fevereiro uma casa em Arlington, no Texas, por cerca de R$ 3,6 milhões. O estado americano é o mesmo em que o filho de Jair Bolsonaro vive.
De acordo com a colunista Mônica Bergamo, a operação passou a ser analisada pela Polícia Federal, que investiga o destino de recursos ligados ao ex-banqueiro Daniel Vorcaro e possíveis conexões com a permanência de Eduardo no país.
O imóvel foi adquirido pelo Mercury Legacy Trust, estrutura de gestão patrimonial usada nos EUA para administrar bens em nome de terceiros. Calixto também administra o Havengate Development Fund, fundo que recebeu parte dos R$ 61 milhões enviados por Vorcaro em 2025, a pedido do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).
A PF apura se parte desse dinheiro teria sido usada para custear a estadia de Eduardo Bolsonaro nos Estados Unidos. Segundo Flávio, os valores seriam destinados integralmente ao financiamento do filme “Dark Horse”, produção sobre a trajetória política do ex-presidente.
Os investigadores também tentam identificar se a estrutura financeira montada no Texas serviu para driblar bloqueios judiciais impostos pelo Supremo Tribunal Federal (STF) às contas do ex-deputado no Brasil.
Procurados pela Folha de S.Paulo, Eduardo Bolsonaro e Paulo Calixto não responderam. Uma secretária do advogado afirmou apenas que ele não falaria com a imprensa.
Documentos da compra da residência apontam ainda o nome do baiano André Porciuncula como um dos responsáveis pelo Mercury Legacy Trust. Ex-policial militar, ele atuou no governo Bolsonaro como aliado próximo do então secretário especial da Cultura, Mario Frias, e é descrito por interlocutores de Eduardo como uma espécie de representante operacional do ex-deputado nos EUA.
André Porciuncula negou qualquer ligação da residência com Eduardo Bolsonaro ou com o Banco Master. “A casa não tem relação com nenhum dos dois”, afirmou em mensagem. Questionado sobre quem seria o verdadeiro beneficiário do imóvel, respondeu que a informação “não é de interesse público”.
Classificação Indicativa: Livre
Limpeza inteligente
copa chegando
Super desconto
Som perfeito
Cinema em casa