Política

Geraldo Júnior defende prazo maior para subsídio do transporte público de Salvador

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Prefeito Bruno Reis (UB) afirmou que irá tentar pautar novamente na Câmara Municipal de Salvador (CMS) o projeto que trata do subsídio do transporte público da capital baiana  |   Bnews - Divulgação Arquivo/BNews

Publicado em 21/06/2022, às 16h27   Redação BNews


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Após o prefeito Bruno Reis (UB) afirmar que irá tentar pautar novamente na Câmara Municipal de Salvador (CMS) o projeto que trata do subsídio do transporte público da capital baiana, o presidente da CMS, Geraldo Júnior (MDB), defendeu que o prazo para o subsídio seja maior.

A matéria, de autoria do Poder Executivo, e que tramita na Câmara, encontra-se na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), sob a relatoria do presidente do colegiado, vereador Alexandre Aleluia (PL), para a realização de audiências públicas.

"Eu acho que tem que ter responabildiade nesse momento, que esse não é um problema específico de Salvador, é um problema do Brasil. Estamos vendo pelo Brasil diversas cidades com operações paralisadas, diversos movimentos de rodoviários que não estão recebendo seus salários, não receberam reajuste, e estão paralisando. Enquanto aqui em Salvador, o serviço vem funcionando mesmo com toda dificuldade. Então, esse tem que ser um esforço coletivo e todos devem fazer a sua parte para que a população não fique sem o transporte público", afirmou Bruno nesta terça-feira (21).

Geraldo Júnior tem defendido uma discussão maior que envolva a sociedade e os usuários do transporte.

“Já pedi a população para confiar neste presidente, não adianta um subsídio paliativo que nada vai melhorar a vida dos trabalhadores soteropolitanos. Pela matéria só será concedida a redução de até dezembro de 2022, ou seja se antes desse prazo o executivo pode retirar o benefício de forma unilateral. Trata-se, portanto, de medida paliativa. Por isso, além de outros pontos queremos que haja um prazo maior e que o benefício da redução no valor da passagem seja estendido até 2024. Aí sim irá poderá impactar positivamente no bolso dos usuários", pondera.

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"É um projeto complexo como foi a Regulamentação dos Transportes por Aplicativo e tantos outros que tramitaram naquela Casa. Sempre priorizamos o bom debate e a proposição de emendas para matérias dessa natureza. Além disso, temos escutado especialistas no setor, a exemplo dos vereadores Helio Ferreira e Tiago Ferreira, presidente e vice-presidente, respectivamente, da Comissão de Transportes da Câmara e pertencentes ao setor, já que ambos são rodoviários e sindicalistas que vivem na pele as dificuldades do setor", disse Geraldo.

De acordo com Geraldo, os parlamentares acreditam que a proposta não atende aos usuários, nem contribui com a melhoria da mobilidade urbana em Salvador. Tanto que os vereadores Helio Ferreira e Tiago Ferreira, presidente e vice-presidente, respectivamente, da Comissão de Transportes da Câmara, enviaram um ofício à presidência pedindo para não votar o projeto, pois precisaria de uma maior discussão com a categoria e com a população.

"O próprio prefeito Bruno Reis afirmou em entrevista que Salvador era a capital com o pior sistema de transporte público do país. Para o chefe do Executivo afirmar isso é porque realmente o caso é grave", afirma Geraldo.

"Estamos buscando a discussão com a sociedade para reformulação da concessão de transporte público em nossa cidade, que não atende aos anseios da população nem do empresariado. É um modelo de gestão anacrônico e fracassado. Não há dúvida que, da forma apresentada, a matéria não alcança seu objetivo, qual seja, a desoneração do valor da passagem que vem impactando na renda do trabalhador que já está, sobremaneira, comprometida com a inflação galopante, no preço do gás, combustíveis e alimentos", afirma. .

"Pedimos ainda uma contrapartida para não somente ajudar os empresários, mas também os estudantes que precisam da gratuidade do transporte, pois o benefício só está sendo para as empresas e para a população nada há neste sentido", conclui o presidente.

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