Política

Geraldo Júnior revela em que pé estão as conversas sobre antigo Centro de Convenções; saiba mais

Domingos Júnior / BNews
O antigo Centro de Convenções de Salvador está sem uso há mais de dez anos  |   Bnews - Divulgação Domingos Júnior / BNews
Lula Bonfim e Edvaldo Sales

por Lula Bonfim e Edvaldo Sales

[email protected]

Publicado em 11/07/2023, às 19h40



O vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior (MDB), revelou, em conversa com o BNews, na noite desta terça-feira (11), durante a abertura da Feira e Convenção Baiana de Supermercados, Atacados e Distribuidores (SuperBahia), em que pé estão as conversas sobre o antigo Centro de Convenções de Salvador, localizado no bairro do Stiep, e que está sem uso há mais de dez anos.

Está no radar do governador Jerônimo Rodrigues. Ele tem discutido isso com a Casa Civil, com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, com a Secretaria de Infraestrutura, com o núcleo do governo. Dentro do processo de crescimento do nosso estado, da movimentação da economia, o governador Jerônimo Rodrigues tem incentivado o crescimento do varejo, do atacadista, dos sindicatos e, acima de tudo, dos empresários desse setor”.

Na noite de 23 de setembro de 2016, parte do Centro de Convenções desabou. Três pessoas ficaram feridas, mas sem gravidades. Quatro dias depois, o Governo da Bahia informou que o empreendimento seria demolido. Porém, dois meses depois, o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) penhorou o Centro de Convenções e suspendeu qualquer tipo de obra no local.

A justificativa era garantir o pagamento de dívida trabalhista avaliada em R$ 50 milhões da Superintendência de Fomento ao Turismo do Estado da Bahia (Bahiatursa). Em abril de 2017, o TRT suspendeu a demolição do equipamento pelo mesmo motivo.

Sete meses depois, o laudo do Departamento de Polícia Técnica (DPT) apontou uma oxidação da estrutura e falta de manutenção como causas do desabamento. Em dezembro de 2019, o Governo da Bahia anunciou que o equipamento seria leiloado.

Salvador ficou por três anos sem o Centro de Convenções, que recebia feiras, eventos e congressos. A Prefeitura de Salvador inaugurou, em janeiro de 2020, um novo empreendimento, que fica na área do antigo Aeroclube.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp