Política

Governo americano pede documentos ao Brasil para decidir sobre extradição de Allan do Santos

Jefferson Rudy/Ag. Senado
O objetivo é decidir sobre a extradição do blogueiro brasileiro, que está na Flórida  |   Bnews - Divulgação Jefferson Rudy/Ag. Senado

Publicado em 04/03/2023, às 12h47   Cadastrado por Bernardo Rego


FacebookTwitterWhatsApp

O governo dos Estados Unidos encaminhou ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, um pedido formal para que o governo do Brasil envie os documentos finais a respeito do caso Allan dos Santos. O objetivo é decidir sobre a extradição do blogueiro brasileiro, que está na Flórida.


O pedido foi feito após o blogueiro utilizar as redes sociais para debochar do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Mesmo impedido por decisão da Corte de ter contas em redes sociais, Allan abriu seu 31º perfil e postou vídeo segurando um suposto visto de trabalho nos Estados Unidos com a legenda: “Chora, Xandão”.


O Departamento de Estado dos Estados Unidos, por meio de nota, falou sobre o caso. “Todos os pedidos de visto são julgados caso a caso. Para trabalhar legalmente nos Estados Unidos temporariamente como não imigrante, os trabalhadores temporários devem se qualificar para a categoria de visto disponível com base no objetivo do emprego planejado”, explicou o departamento à CNN, sem comentar sobre o passaporte cancelado.


Foragido


Allan dos Santos teve a prisão determinada pelo STF em outubro de 2021, e é investigado em dois inquéritos no órgão: um sobre a propagação de fake news e outro sobre participação em milícias digitais que ameaçariam a democracia brasileira.
Ele ainda está na lista de procurados da Interpol, e sua extradição depende da atuação do Ministério da Justiça brasileiro.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp