Política

Governo da Bahia homologa decreto de situação de emergência em Salvador por desastre ambiental

Divulgação
Medida foi tomada por causa do dano na praia de São Tomé de Paripe, no Subúrbio Ferroviário  |   Bnews - Divulgação Divulgação
Anderson Ramos

por Anderson Ramos

Publicado em 26/06/2026, às 08h48



O Decreto 41.834 publicado pela Prefeitura de Salvador no último dia 8, no qual estabelece Estado de Emergência na cidade, foi homologado pelo Governo da Bahia nesta sexta-feira (26) com a publicação no Diário Oficial do Estado (DOE). 

O estado crítico foi decretado por conta dos danos decorrentes do derramamento de produtos químicos em ambiente lacustre, fluvial, marinho e aquífero, que está a afetar as atividades econômicas na praia de São Tomé de Paripe, no Subúrbio Ferroviário. 

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

Google News Bnews

O decreto terá vigência pelo prazo de 90 dias, com efeitos retroativos ao dia 8 de junho de 2026. 

Nesta semana, a Defesa Civil nacional já havia reconhecido a situação de emergência em Salvador por conta da contaminação química na região turística do Subúrbio da capital baiana.

Multa pesada

O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) aplicou uma multa de R$ 50 milhões à Gerdau Aços Longos após concluir que a empresa contribuiu para a contaminação ambiental registrada na Praia de São Tomé de Paripe. O valor corresponde ao teto máximo previsto na legislação ambiental estadual para esse tipo de infração.

Segundo o órgão, a penalidade foi definida após análise técnica e fiscalizações realizadas ao longo de 2026, com base em inspeções, coletas de amostras e relatórios laboratoriais que identificaram poluição em diferentes componentes do ecossistema marinho.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)