Política

Governo da Bahia toma decisão sobre fábrica fechada pela Ford em Camaçari; confira

Joilson César/BNews
Solução passa por um acordo com a montadora chinesa BYD  |   Bnews - Divulgação Joilson César/BNews
Daniel Serrano

por Daniel Serrano

[email protected]

Publicado em 18/08/2023, às 08h29 - Atualizado às 08h29


FacebookTwitterWhatsApp

O governo da Bahia firmou um acordo com a BYD para que montadora chinesa instale sua fábrica de veículos elétricos e híbridos onde ficava a Ford, na cidade de Camaçari. As informações são do jornal Folha de São Paulo.

De acordo com a publicação, o governo baiano vai remontar o imóvel e cancelar os incentivos que foram dados à Ford, que fechou a fábrica durante a pandemia. Após a remontagem, a fabrica será repassada para que a BYD comece a produzir os seus veículos. A previsão é que a operação seja concluída até outubro.

Ainda segundo a reportagem, por conta do conflito entre Estados Unidos e China, a Ford dificultou a venda da planta à BYD, “impondo condições consideradas pelos chineses impeditivas”.

“Houve intenso debate entre as duas partes, sem sucesso, o que levou o governo baiano a interferir. Nos bastidores, representantes da Ford negam veementemente uma recusa por razões políticas. Sustentam que as conversas não prosperaram por questões comerciais”, diz a Folha de São Paulo.

O Governo da Bahia e a BYD já haviam oficializado o acordo no início do mês de julho. Na oportunidade, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) comemorou o anuncio. "Não é qualquer investimento, não é apenas uma fábrica, uma indústria. Estamos falando de um novo modelo, de uma tecnologia sustentável. É uma indústria dirigida pela BYD, de pura tecnologia", disse o petista na oportunidade.

A previsão é de que a montadora chinesa invista R$ 3 bilhões em dois anos. Em contrapartida, a BYD só pagará 5% do ICMS à Bahia e ficará livre do Imposto de Renda. A previsão é que 5 mil empregos sejam geados.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp