Política

Governo deve tomar decisão importante sobre terras indígenas; saiba qual

Agência Brasil
A ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, falou sobre o assunto em entrevista  |   Bnews - Divulgação Agência Brasil

Publicado em 21/03/2023, às 14h01   Cadastrado por Edvaldo Sales


FacebookTwitterWhatsApp

O governo tem o plano de demarcar 14 terras indígenas ainda em seu primeiro ano, de acordo com a ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara. A gestora disse, em entrevista ao programa “Roda Viva”, da TV Cultura, que as primeiras devem acontecer até o início de abril, na marca de 100 dias de governo.

A demarcação de terras indígenas no Brasil é crucial, é um passivo do Estado brasileiro para com os povos indígenas”, disse a ministra.

Ela considera o atual montante de território reservado para terras indígenas como aquém do desejado. “Eu tenho dito ‘somente 13% do território nacional’. Nós precisamos avançar.”

Guajajara ainda lembrou o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). “Nos últimos quatro anos, a paralisação da demarcação de terras indígenas foi uma política pública”. Ela continuou: “Vamos assinar essas quatorze terras este ano, sem dúvidas”.

No primeiro ano de gestão, em 2019, Bolsonaro afirmou que não daria segmento a qualquer processo de demarcação de terras indígena no País. Na época, ele considerou que o percentual de terra destinado aos povos indígenas (cerca de 14%) era “suficiente".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp