Política

Governo e PT querem formar novo blocos na Câmara; saiba mais

Ricardo Stuckert / PR
Governo e PT estudam fazer a mudança de blocos durante o recesso legislativo  |   Bnews - Divulgação Ricardo Stuckert / PR
Luana Neiva

por Luana Neiva

[email protected]

Publicado em 31/12/2023, às 19h14


FacebookTwitterWhatsApp

O PT vai tentar negociar com a ajuda do Palácio do Planalto, durante o recesso legislativo, a montagem de uma nova formação de blocos parlamentares na Câmara dos Deputados. A informação é da jornalista Roseann Kennedy, na Coluna do Estadão.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

A avaliação, nos bastidores, é a de que o partido do presidente Lula poderia ter criado uma base sólida de apoio na Casa, se tivesse conseguido unir seus aliados mais próximos, como o PSB e o PDT.

Porém, essas legendas  fazem parte do chamado “blocão do Lira", nome informal dado ao grupo composto pelo PP do presidente da Câmara, Arthur Lira (AL), com União Brasil, PDT, PSB, Solidariedade, Avante e Patriota, além da federação PSDB-Cidadania. O grupo possui o maior bloco partidário, com 176 deputados.
Segundo ainda o Estadão, a oportunidade está aberta porque  os demais partidos, durante o recesso legislativo, também estão interessados em renegociar os blocos, de olho na eleição para a presidência da Câmara. Em conversas reservadas, ministros e dirigentes do PT avaliam que essa aliança pode ganhar nova configuração em 2024.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp