Política

Governo Lula anuncia duas mulheres para presidência da Caixa e BB

Reprodução/Redes sociais
A Caixa e o Banco do Brasil serão presididos por Rita Serrano e Tarciana Medeiros, respectivamente, no governo Lula  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Redes sociais

Publicado em 30/12/2022, às 12h50   Cadastrado por Pedro Moraes


FacebookTwitterWhatsApp

Duas mulheres foram oficializadas, nesta sexta-feira (30), para comandar a gestão da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil, Rita Serrano e Tarciana Medeiros, respectivamente. O anúncio foi feito pela presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann. O futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad, relatou, em comunicado à imprensa, que elas estão dentro do plano do governo eleito de Lula

Além disso, ela acrescentou o trabalho conjunto com a pasta que ele comandará. 

“Elas conversaram muito com o presidente, conversaram comigo, e estão absolutamente alinhadas com o plano de governo do presidente Lula, sabem dos desafios que estão colocados em relação ao sistema de crédito do Brasil, que é uma agenda muito desafiadora e ambas estão bastante animadas com as tarefas que nos foram designadas pelo presidente da República”, explicou Haddad.

“Como são bancos ligados ao Ministério da Fazenda, nós vamos estar trabalhando conjuntamente. A equipe da Fazenda está 100% à disposição das equipes que vão ser formadas pelas duas presidentas para que a gente coloque o mais rapidamente possível à disposição da população aquilo que foi compromisso de campanha, sobretudo no que diz respeito ao crédito”, continuou o futuro titular da Economia.

O principal objetivo das duas futuras presidentes será elaborar a questão das famílias endividadas - em grande parte de baixa renda. A ideia é que os bancos ofereçam linhas de crédito a partir de 2023. 

A decisão, no entanto, não é uma novidade, apenas de cunho oficial, já que, na última quinta-feira (29), quando anunciou o restante de seus ministros, o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), antecipou que os dois bancos públicos seriam gerenciados por mulheres na sua gestão.

“Vai ter uma novidade. Nós vamos ter uma mulher presidente da Caixa e outra presidente do Banco do Brasil. O Banco do Brasil tem 200 anos, nunca se pensou, nem de perto, de ter uma mulher na presidência. Vamos provar que uma mulher pode ser melhor que muitos homens que dirigiram aquele Banco do Brasil”, garantiu o presidente eleito.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp