Política

Governo Lula: Augusto Aras pode tentar manobra para sobreviver na gestão do petista; saiba qual

LeoBark/SECOM/MPF
Procurador-geral da República, Augusto Aras, vem recebendo críticas de petistas  |   Bnews - Divulgação LeoBark/SECOM/MPF

Publicado em 19/12/2022, às 17h42   Cadastrado por Yuri Abreu


FacebookTwitterWhatsApp

O procurador-geral da República, Augusto Aras, pode tentar uma manobra com o intuito de sobreviver no governo do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mesmo com as resistências de parte dos membros do governo, assim da alta cúpula petista.

Ainda assim, de acordo com a colunista Bela Megale, do jornal o Globo, Aras tem como primeira opção tentar ser reconduzido ao comando da PGR - o mandato de Aras termina em setembro de 2023.
Em caso de insucesso, o plano B é tentar emplacar um aliado que o suceda. O maior temor dele é que o órgão caia nas mãos de algum dos diversos desafetos que angariou nestes anos como chefe da entidade.

A avaliação de nomes como do futuro ministro da Justiça, Flávio Dino, e da presidente do PT e deputada federal, Gleisi Hoffmann, nos bastidores, é que Aras é um símbolo do bolsonarismo e que não há condições de permanecer no posto. Na campanha, inclusive, Lula chegou a dizer que poderia ter escolhido um “procurador engavetador” e não o fez em seus mandatos anteriores.

Aras foi alvo de críticas por sua leniência em relação ao presidente Jair Bolsonaro (PL) sobre a maneira como o presidente conduziu o combate à pandemia e os ataques que proferiu à democracia e às urnas.

Parte do PT, no entanto, o vê como uma opção para seguir na PGR e trabalhou para convencer Lula de seu papel no fim da Lava-Jato. Entre eles estão alguns conselheiros jurídicos do presidente.

Nos seus mandatos anteriores, Lula escolheu nomes da lista tríplice feita por membros do Ministério Público Federal (MPF). Em conversas recentes, o petista sinaliza que não retomará esta tradição e que pode adotar uma lista mais ampla, com indicações de outras instituições. Lula tem deixado claro, porém, que quer um nome com respaldo do MPF.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp