Política

Governo Lula demite investigados no esquema da Abin; saiba detalhes

Marcelo Camargo / Agência Brasil
Eles ocupavam cargos de confiança no Executivo  |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo / Agência Brasil
Daniel Serrano

por Daniel Serrano

[email protected]

Publicado em 26/01/2024, às 12h00 - Atualizado às 12h00


FacebookTwitterWhatsApp

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) demitiu pelo menos dois investigados no esquema ilegal de espionagem na Agência Brasileira de Inteligência (Abin). As informações são da coluna de Igor Gadelha, no site Metrópoles.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

De acordo com a publicação, foram desligados dos seus cargos o delegado Carlos Afonso Coelho, que ocupava cargo de coordenação na Polícia Federal, e Marcelo Bormevet, que era assessor na Subchefia Adjunta de Infraestrutura da Casa Civil. As dispensas foram publicadas na edição desta sexta-feira (26) do Diário Oficial da União desta sexta.

As demissões atendem a uma decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, que ordenou as demissões investigados de funções públicas.

Ainda segundo a publicação, Carlos Afonso e Bormevet são servidores de carreira e ocupavam cargos de confiança no Poder Executivo.

A investigação da PF aponta que Carlos Afonso é dos integrantes do “núcleo de alta gestão” do grupo que teria usado a Abin para monitorar ilegalmente autoridades e adversários políticos do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Já Bormevet ocupava um cargo no Ministério da Casa Civil desde setembro de 2022, ainda no governo Bolsonaro e é apontado pela PF como parte do “núcleo subordinado” do esquema, atuando como “‘staff’ para a alta gestão (da Abin), cumprindo as determinações, monitorando alvos e produzindo relatórios”.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp