Política

Governo Lula identifica nova ameaça golpista e antecipa solução; saiba detalhes

Ricardo Stuckert
O ministro do STF, Alexandre de Moraes, recebeu um pedido da AGU para 'antecipar' as medidas sobre a nova ameaça golpista  |   Bnews - Divulgação Ricardo Stuckert

Publicado em 11/01/2023, às 07h24 - Atualizado às 07h24   Cadastrado por Pedro Moraes


FacebookTwitterWhatsApp

O Supremo Tribunal Federal (STF) foi acionado, na noite desta terça-feira (10), por parte do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A atitude visa contrapor as consequências dos atos de vandalismo ocorridos no último domingo (8), após a cúpula identificar uma nova ameaça de manifestações golpistas, organizados por grupos extremistas em todo o Brasil

Nesse sentido, a “Mega Manifestação Nacional pela Retomada do Poder” está agendada para acontecer, de modo geral, em todas as capitais nesta quarta-feira (11), sobretudo na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, onde aconteceram os protestos antidemocráticos, promovidos por bolsonaristas. Vale lembrar que as ações terroristas resultaram na depredação do Congresso, do Palácio do Planalto e da sede do Supremo Tribunal Federal (STF).

De acordo com a Advocacia-Geral da União (AGU), as convocações para os novos atos golpistas, agendados para iniciar às 18h, estão circulando com grande amplitude na rede social Telegram. Depois de notar a ameaça, a AGU solicitou ao ministro Alexandre de Moraes que decrete a adoção de “medidas imediatas, preventivas e necessárias” pelas autoridades.

A atitude deve ter origem tanto do governo federal quanto de todos os Estados brasileiros, como forma de impossibilitar “qualquer tentativa” de invasão a prédios públicos, bem como evitar a obstrução de vias urbanas ou rodovias.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp