Política

Governo Rui articula volta de Carballal à Câmara para intensificar oposição a Bruno Reis; veja cenário

Joilson César/BNews
Vereador se licenciou em abril para coordenar a pré-campanha de Jerônimo Rodrigues ao governo  |   Bnews - Divulgação Joilson César/BNews

Publicado em 02/05/2022, às 19h08   Eduardo Dias e Eliezer Santos


FacebookTwitterWhatsApp

Articuladores do Governo do Estado, liderados pelo governador Rui Costa (PT) e o senador Jaques Wagner (PT), estão discutindo a possibilidade de o vereador de Salvador licenciado, Henrique Carballal (PDT), voltar à Câmara Municipal (CMS) para intensificar a oposição ao prefeito Bruno Reis (UB).

A possível volta de Carballal, que se licenciou em abril para coordenar a pré-campanha de Jerônimo Rodrigues ao governo, está atrelada à saída do recém-chegado a casa, Randerson Leal, que deixou a suplência e tomou posse no cargo no dia 6 de abril. Randerson, inclusive, pode "cair para cima", sendo realocado pelo governo em um segundo escalão de alguma secretaria.

Menos de um mês depois, Carballal pode votlar e assumir o posto na CMS, fazendo dupla com o atual líder da bancada de oposição, o vereador Augusto Vasconcelos (PCdoB), nos embates com a bancada de governo.

Leia também:

O que pode acontecer

O BNews apurou que o martelo ainda não totalmente batido, porém, Carballal reassumindo o mandato na Câmara, a intenção de Rui e Wagner é que ele seja uma éspecie de "coordenador" da bancada de oposição devido ao recente acirramento entre os parlamentares na casa, e o pedetista teria o perfil adequado de conhecedor do regimento interno e mais articulado que os demais colegas.

Também conforme apurado pelo BNews, no radar do Governo do Estado com o retorno de Carballal estaria a convocação de secretários e a convocação de um requerimento para uma Comissão Especial de Inquérito (CEI), colegiado equivalente a uma CPI, para investigar supostas irregularidades no Hospital de Campanha montado pela prefeitura no Wet'n Wild, conforme já sugerido por Rui.

Mais de política

Para que a CEI seja instalada na Câmara, seria necessário 14 assinaturas de vereadores e a bancada de oposição hoje conta com 15 parlamentares. Portanto, se proposto pela bancada, a decisão para a instalação da CEI ficaria submetida ao presidente da CMS, Geraldo Junior (MDB), que é pré-candidato a vice-governador na chapa governista.

Apesar do movimento do governo estar tomando rumo, Carballal já iniciaria nesta mesma semana o atendimento a lideranças em uma sala em um centro empresarial de Salvador, visando atrair apoio para a pré-campanha de Jerônimo, como ele havia estimado conseguir atrair dez vereadores da base de Bruno Reis à chapa Jerônimo-Geraldo. O atendimento as lideranças, no entando, deve ser revisto, caso volte ao parlamento. 

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp