Política

Haddad admite que novas exceções elevam alíquota padrão do IVA para até 27,5%

Senado Federal / Divulgação
Declaração foi feita nesta quinta-feira (2)  |   Bnews - Divulgação Senado Federal / Divulgação
Luana Neiva

por Luana Neiva

[email protected]

Publicado em 02/11/2023, às 14h55


FacebookTwitterWhatsApp

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad admitiu nesta quinta-feira (2) que as novas exceções de benefícios incluídas pelo relator no Senado, Eduardo Braga (MDB-AM), aumentam a alíquota padrão do futuro imposto sobre o valor agregado seja federal, estadual e municipal para até 27,5%. A declaração foi feita depois de reunião com o parlamentar da reforma tributária no Senado.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

De acordo com Haddad, essas novas exceções representa uma alta de 0,5 ponto percentual em relação ao texto que passou na Câmara dos Deputados, que segundo a área técnica do Ministério da Fazenda, indicava que o futuro IVA poderia chegar a até 27%. Essa já seria uma das alíquotas mais altas do mundo.

"A posição da Fazenda é sempre restritiva às exceções [benefícios a setores da economia]. Isso é público, mas tanto Aguinaldo Ribeiro [relator na Câmara] quanto o Braga [relator no Senado] têm o compromisso de aprovar a reforma. Eles sabem das dificuldades, sabem dos grupos de interesse que se manifestam ali. Ali, você sabe que o jogo é bruto. As pessoas precisam resistir o tanto quanto possível, com bom senso, com argumento, para compor os votos necessários", declarou Haddad a jornalistas.

Por fim, o ministro relatou que a alíquota média dos futuros IVA federal, estadual e municipal não será elevada. Ele afirmou ainda que, com uma trava para a carga tributária haverá redução da alíquota média por conta da diminuição de litígios e redução da sonegação.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp