Política

Impeachment: Ibaneis Rocha pode tomar rasteira de aliada próxima; entenda

Foto: José Cruz/Agência Brasil
Aliada próxima a Ibaneis Rocha iniciou articulação por impeachment  |   Bnews - Divulgação Foto: José Cruz/Agência Brasil

Publicado em 10/01/2023, às 11h52   Cadastrado por Vinícius Dias


FacebookTwitterWhatsApp

O impeachment do governador reeleito do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), é uma realidade latente e com articulações em curso. Sua aliada próxima, a vice-governadora Celina Leão (PP) é um dos nomes encabeçando as articulações, de acordo com o jornal Estado de São Paulo. Celina Leão é governadora em exercício do Distrito Federal.

A ideia do grupo político de Celina é mantê-la no comando, aproveitando a brecha deixada por Ibaneis Rocha, que foi afastado do cargo por 90 dias pelo ministro do STF, Alexandre de Moraes, acusado de omissão no caso dos ataques terroristas que aconteceram em Brasília no último domingo (8).

A crise desencadeou uma articulação para o impeachment de Ibaneis por crime de responsabilidade. O governador afastado afirmou, em nota, que respeita a decisão de Moraes e disse ter fé "na Justiça e nas instituições democráticas".

Para o processo de impeachment caminhar, o presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal, Wellington Luiz (MDB), precisa despachar a denúncia para que ela, então, siga para comissões e plenário.

Aliados de Celina calculam que a governadora interina tem, atualmente, pelo menos seis votos para apoiar um pedido de impeachment contra Ibaneis na Casa, entre os 24 deputados. O cálculo não inclui a oposição, que age em outra frente para denunciar o governador.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp