Política

Integrantes da base bolsonarista, Republicanos se aproxima do governo Lula

Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Partido passou por uma reorganização das forças na política partidária  |   Bnews - Divulgação Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Daniel Serrano

por Daniel Serrano

[email protected]

Publicado em 22/10/2023, às 15h53


FacebookTwitterWhatsApp

O Republicanos, partido com lações com a Igreja Universal e “casa” de alguns nomes ligadas ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), como Damares Alves, Hamilton Mourão e Tarcísio de Freitas, tem aumentado a quantidade de votos favoráveis ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na Câmara dos Deputados.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp 

Atualmente, 39 deputados do partido estão alinhados nas votações com o governo. Apenas o tenente-coronel Zucco (RS) e Messias Donato (ES) mantêm alguma fidelidade à orientação da oposição em 70% ou mais das votações. 

A mudança no perfil da bancada do partido acontece em meio a uma reorganização das forças na política partidária.

De acordo com o portal UOL, líderes religiosos perderam destaque nos diretórios estaduais. Além disso, o núcleo religioso do Republicanos não participou das articulações para a indicação de um ministro no governo Lula (PT).

A nova organização do partido resultou em um alinhamento político diferente. Ao todo, 67,1% dos votos dos deputados do partido são favoráveis à gestão petista.

Um exemplo é o presidente nacional do partido, Marcos Pereira, que é deputado e pastor. Ele seguiu a orientação do Palácio do Planalto em 73,8% das votações. O parlamentar é tido como um dos favoritos para ser o sucessor de Arthur Lira (PP-AL) na presidência da Câmara em 2025.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp