Política

Jaques Wagner reage a tentativa de abertura de CPI contra atos golpistas; saiba o motivo

Valter Campanato/Agência Brasil
O pedido foi aberto ainda em janeiro pela senadora Soraya Thronicke  |   Bnews - Divulgação Valter Campanato/Agência Brasil
Daniel Serrano

por Daniel Serrano

[email protected]

Publicado em 28/02/2023, às 20h40 - Atualizado às 20h50


FacebookTwitterWhatsApp

O senador Jaques Wagner (PT) não aprovou a tentativa de abertura de uma CPI para investigar os atos golpista ocorridos no dia 8 de janeiro, em Brasília. Segundo o parlamentar, a criação da comissão pode tirar o foco de temas mais importantes no Congresso.

Apesar de se colocar contrário à abertura da CPI, Wagner revelou que não há qualquer tipo de qualquer orientação por parte do governo para que parlamentares da base aliada retirem as assinaturas do pedido de instauração do inquérito.

“Eu entendo que devemos usar CPIs para apurar coisas que efetivamente possam contribuir com a sociedade. Acho que os fatos de 8 de janeiro, com muita tristeza, já estão esclarecidos”, disse Wagner em entrevista ao jornal O Globo.

“Por enquanto, não tem essa decisão (sobre governistas tirar assinatura). Muitas vezes, essa decisão cabe a cada bancada. Pode ser que alguma bancada libere, que outra peça para retirar. Eu, sinceramente, não vejo muito sentido”, acrescentou.

O primeiro para a abertura de uma CPI para investigar os atos golpistas foi protocolado ainda em janeiro pela senadora Soraya Thronicke (UB) e chegou a reunir 40 assinaturas. No entanto o apoio deve cair. Parlamentares da base do presidente Lula, como o próprio Wagner e o líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), subscreveram o requerimento e devem voltar atrás.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp