Política

Jerônimo apresenta detalhes de PL’s enviados à Alba: “Compromisso de campanha”

Domingos Júnior/BNews
Governador fez apresentação de medidas em evento na sede do Centro de Operações e Inteligência da Segurança Pública (COI)  |   Bnews - Divulgação Domingos Júnior/BNews
Daniel Serrano e Eduardo Dias

por Daniel Serrano e Eduardo Dias

[email protected]

Publicado em 10/05/2023, às 14h37 - Atualizado às 15h22


FacebookTwitterWhatsApp

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) detalhou nesta quarta-feira (10) uma série de medidas propostas pelo Governo do Estado e enviadas para a Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) que visam a valorização dos servidores públicos estaduais e mudanças na estrutura organizacional da Segurança Pública.

"Esse evento de hoje foi para a gente poder fazer o ato de transparência do que enviamos para a Assembleia. É claro que quando está naquela Casa, todos têm acesso, mas nós queremos dialogar com a sociedade baiana o compromisso que fizemos durante a campanha. Nós enviamos 12 Projetos de Lei que estabelecem melhoria salarial para todos os servidores públicos do Estado, inclusive contabilizando os contratados de reda e os cargos de confiança”, disse.

Pensando em valorizar os profissionais de segurança, Jerônimo destacou que as mudanças propostas para a categoria vão além da questão salarial. 

“Além da questão salarial, nós apresentamos também adequações administrativas dentro de algumas secretarias. A mais impactante é na segurança pública, onde nós criamos companhias, comandos. Elevamos algumas ações nossas como por exemplo a Lei Maria da Penha, para que tenhamos um comando especial, a Ronda Escolar para que nós lidemos mais de perto com as nossas escolas. Além do salário, temos a possibilidade da evolução na carreira, onde criamos mais 10 espaços para coronéis, que na subsequência você puxa tenente-coronel, major. Então, desde o soldado ou praça, ele pode sonhar que dentro do prazo de evolução ele pode chegar em graus elevados dentro de sua carreira. E isso tamvbém significa melhoria de salário. Estamos falando nesse ano de 2023 em quase R$ 1,5 bilhão com salários acrescidos na folha”, pontuou o governador. 

O governador destacou ainda que os projetos de lei estão alinhados com o orçamento do governo e foram discutidos com cada secretaria e refroçou que a decisão final agora é da Alba, que deve votar os projetos na próxima terça-feira (16).

“Com a evolução, vamos chegar em 2024 a quase R$ 2 bilhões. Isso já está compatibilizado com a junta orçamentária e dialogamos com cada secretário de cada pasta. Essa é a maior reforma das polícias e corpo de bombeiros. Na saúde...onde dialogamos com todas as categorias, com a APLB na educação... Agora, neste momento, a responsabildiade é da Assembleia. Na próxima terça é o prazo que a Assembleia disse que pretende votar", completou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp