Política
Publicado em 26/12/2023, às 11h28 Daniela Pereira e Daniel Brito
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), voltou a falar nesta terça-feira (26) sobre a situação da ViaBahia, concessionária que administra as rodovias BR-324 e BR-116, que cortam importantes cidades do Estado.
Durante o balanço do seu primeiro ano de gestão, ao ser questionado por jornalistas sobre as críticas feitas por deputados estaduais à ViaBahia pelas condições em que as estradas se encontram, com uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sendo articulada, Jerônimo afirmou que concorda com as falas e que tem tratado do assunto com o governo federal.
"É uma concessão federal e governo não pode ficar parado, eu não concordo. Já levei diversas vezes para o ministro [Renan Filho, dos Transportes] e ele pediu que a gente pudesse achar uma saída", disse.
Uma das alternativas colocadas em discussão junto ao Ministério dos Transportes foi, segundo Jerônimo, a Superintendência de Infraestrutura de Transportes da Bahia (SIT), ligada à Seinfra, assumir temporariamente a administração das rodovias até que uma nova empresa seja escolhida.
No entanto, de acordo com o governador, há entraves para que a medida seja colocada em prática. "Me parece que há alguma relação com outros contratos que não se desmancham de uma hora para outra", ressaltou.
"Já está no TCU o pedido de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para que a ViaBahia possa assumir a responsabilidade de manutenção. Eu havia pedido e assim foi feito. Quem andou na ViaBahia esse Natal viu que agora foi feito um serviço, não é definitivo, mas de manutenção para que a gente possa depois ver qual é o trato que o ministério vai dar", finalizou.
Classificação Indicativa: Livre
Lançamento com desconto
Saldão de iphone
Baixou o preço
Qualidade Stanley
Linda Mochila