Política

Kim Kataguiri toma atitude inesperada contra fala de Lula sobre “golpe” Dilma; saiba detalhes

Pablo Vasconcelos/Câmara dos Deputados
Durante agenda internacional, o presidente vem chamando o impeachment contra Dilma de golpe  |   Bnews - Divulgação Pablo Vasconcelos/Câmara dos Deputados

Publicado em 26/01/2023, às 18h10   Cadastrado por Daniel Serrano


FacebookTwitterWhatsApp

O deputado federal Kim Kataguiri (UB) acionou a Procuradoria Nacional da Defesa da Democracia com uma representação contra o presidente Lula (PT). Na ação, o parlamentar alega que o petista vem disseminando Fake News por chamar o processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff de “golpe”. As informações são do site O Antagonista.

A declaração foi dada pelo petista no último fim de semana, durante agenda na Argentina. Na oportunidade, Lula ainda chamou o ex-presidente Michel Temer de “golpista”.  

A ação de Kataguiri é do dia quinta-feira (26) e não terá nenhum efeito prático. No entanto, a representação é encarada como provocação ao governo e à Procuradoria Nacional da Defesa da Democracia.

De acordo com a portaria de sua criação, o órgão serve para “representar a União, judicial e extrajudicialmente, em demandas e procedimentos para resposta e enfrentamento à desinformação sobre políticas públicas”.

A Procuradoria vem sendo comparada ao “Ministério da Verdade”, órgão de censura do regime distópico de Oceania, do livro 1984, do escritos George Orwell.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp