Política

Leo Prates reage a convocação de Décio Martins e se posiciona; confira

Dinaldo Silva/BNews
Ex-titular da SMS, Leo Prates defende que a Câmara é o poder fiscalizador e vê com tranquilidade qualquer ação que venha trazer transparência  |   Bnews - Divulgação Dinaldo Silva/BNews

Publicado em 01/07/2022, às 15h37   Daniela Pereira e Eduardo Dias


FacebookTwitterWhatsApp

O ex-secretário municipal de Saúde e deputado estadual, Leo Prates (PDT), reagiu a convocação de seu substituto, Décio Martins, pela Câmara Municipal de Salvador (CMS), para esclarecer denúncias de irregularidades em um processo licitatório na pasta.

O ex-titular da SMS defende que a Câmara é o poder fiscalizador e, portanto, vê com tranquilidade qualquer tipo de ação que venha trazer transparência para a população.

"Veja, a Câmara de Vereadores é o poder fiscalizador. Quem deve falar sobre a convocação é a Câmara. Eu tenho muito respeito pela Câmara, fui duas vezes vereador, presidente da casa. Tem que ver como foi a formação das comissões, como foi a votação. Estando dentro da legalidade, é legítimo. Agora, temos que ver também qual é o objeto desta convocação. Eu só li pela imprensa", disse Prates, que saiu em defensa de seu substituto. 

"Acho que Décio é uma pessoa direita, um especialista em licitações, foi diretor administrativo da Câmara, mas não vejo nenhum problema da Câmara de Vereadores fiscalizar qualquer secretário ou qualquer gestor, assim como a Assembleia, eu sou deputado estadual, e temos essa obrigação também. Vejo com naturalidade, com tranquilidade qualquer tipo de ação da Câmara que venha trazer transparência para a população”, completou o deptuado.

O vereador Carlos Muniz (PTB) foi o responsável por fazer as denúncias de irregularidades em um processo licitatório na pasta, envolvendo o Instituto Saúde e Cidadania (ISAC) e os vereadores aprovaram a convocação do secretário para dar explicações sobre o caso.

“Eu tenho certeza de que Décio vai ser convocado e vai comparecer. Porque se ele não for estará desrespeitando a lei. E não é Bruno Reis e nem nenhum prefeito que vai dizer que é pra secretário quando for convocado deixar de ir ou não”, disse Muniz nesta quinta-feira (30).

A apreciação para convocação do secretário foi submetida e aprovada no Plenário por todas as comissões, além de maioria simples no próprio Plenário. Os votos contrários foram dos governistas Paulo Magalhães Jr., Daniel Alves,Kiki Bispo, Leandro Guerrilha, Teo Senna e Kel Torres.

O secretário, inclusive, se manifestou sobre o caso, alegando que as licitações são baseadas em critérios técnicos. 

"Eu fui da CMS, da Diretoria Administrativa, tenho um respeito completo e total. Eles fazem o papel de fiscalizar o município. Em relação às licitações da SMS todas são realizadas baseadas em critérios técnicos, avaliamos que nossas licitações avaliam chamamentos para contratações de OS as comissões tem total autonomia para escolhas técnicas", afirmou.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp