Política

Líder do governo rebate vereadora sobre aumento do IPTU de Salvador

Arquivo BNews
Vereador Paulo Magalhães Jr (DEM) esclareceu a recomposição do IPTU  |   Bnews - Divulgação Arquivo BNews

Publicado em 06/01/2022, às 18h16   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

O líder do governo na Câmara Municipal de Salvador, vereador Paulo Magalhães Jr (DEM), esclareceu a recomposição do IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana).  Segundo o edil, este ano, a correção em 10,74%, segue apenas o Índice de Preços ao Consumidor (IPCA) de dezembro/2020 a novembro/2021.

"Há sete anos, a Prefeitura de Salvador realiza apenas a correção do imposto pelos índices de inflação. Essa atualização é necessária, já que existem as despesas com custos de serviços, insumos, investimentos, obras e manutenção da cidade. Além disso, os contratos são reajustados, seguindo os índices da inflação, então é preciso manter a arrecadação pelo menos igual do ponto de vista real a fim de não comprometer a qualidade dos serviços e políticas públicas oferecidos pela capital baiana", explicou Magalhães.

A fala do edil veio logo após as declarações da vereadora Marta Rodrigues, líder da oposição na Câmara. Conforme Marta, a recomposição vai “onerar e trazer transtornos à população com valores não condizentes, baseados em cálculos equivocados e provocando desigualdade na incidência do imposto”. Ela defendeu a necessidade urgente que o imposto na cidade seja revisto e recalculado e apontou que a reforma tributária aprovada no legislativo municipal, definindo novo cálculo do imposto, está recheada de incongruências.

Paulo Magalhães destacou também que o contribuinte que optar por pagar o IPTU em cota única terá 7% de desconto no valor total. " O recolhimento do IPTU com a cota única garante investimentos da Prefeitura de Salvador com retornos à população. É bom para o cidadão e para a administração pública”.

A Secretária da Fazenda de Salvador, Giovana Victer, anunciou por meio de uma postagem em uma rede social que o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) da capital baiana será reajustado pela inflação dos últimos 12 meses. Segundo ela, esse é o mesmo critério adotado nos últimos sete anos.

Giovana Victer utilizou a alta da inflação para justificar o aumento e afirmou os custos dos serviços e insumos também estão seguindo esse aumento e que a prefeitura não pode comprometer a qualidade das políticas públicas.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp

Tags