Política

Lula afirma que vetará uma eventual anistia a Bolsonaro

Ricardo Stuckert / PR
Aliados do ex-presidente pressionam para que a proposta seja votada no Congresso Nacional  |   Bnews - Divulgação Ricardo Stuckert / PR
Redação

por Redação

redacao@bnews.com.br

Publicado em 17/09/2025, às 19h20



O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que vetará eventual proposta de anistia ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) caso o texto seja aprovado pelo Congresso Nacional.

“Se viesse para eu vetar, pode ficar certo de que eu vetaria. Pode ficar certo que eu vetaria”, declarou Lula durante entrevista à BBC News Internacional, nesta quarta-feira (17), no Palácio da Alvorada.

"O presidente da República não se mete numa coisa do Congresso Nacional. Se os partidos políticos entenderem que é preciso dar anistia e votar a anistia, isso é um problema do Congresso", acrescentou.

Aliados de Bolsonaro pressionam o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB) a pautar um projeto de anistia aos envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. Um dos textos em debate, prevê um perdão amplo e irrestrito, que poderia beneficiar o ex-presidente.

Na entrevista à BBC, Lula comentou a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que condenou Bolsonaro a 27 anos de prisão.

“Eu acho que não é para comemorar o julgamento feito pela Suprema Corte contra um homem que cometeu muitos erros. Sinceramente, eu gostaria que ninguém tivesse cometido nenhum crime”, afirmou.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp Google News Bnews


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)