Política

Lula ‘aperta o passo’ para fechar acordo antes da posse de Javier Milei

Ricardo Stuckert / PR
Posse de Javier Milei acontece no dia 10 de dezembro  |   Bnews - Divulgação Ricardo Stuckert / PR

Publicado em 23/11/2023, às 19h04   Cadastrado por Edvaldo Sales


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ‘apetou o passo’, assim como diplomatas da Argentina, Uruguai e Paraguai, com o objetivo de fazer negociações para tentar fechar o acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia. As reuniões acontecem nesta quinta-feira (23), sexta-feira (24) e sábado (25). As informações são da CNN Brasil.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp 

Ainda sob o comando de Alberto Fernández, a equipe argentina está bastante engajada. Lula também orientou flexibilidade aos brasileiros. Isso para que seja possível assinar o acordo até o dia 7 de dezembro na reunião de cúpula do Mercosul.

Como Javier Milei assume no dia 10 de dezembro, a reunião é a última com a presença de Fernández. Ainda de acordo com a CNN Brasil, os negociadores brasileiros acreditam que a situação vai deixar o futuro presidente argentino em uma saia justa, pois ele é a favor do livre comércio.

As equipes negociadoras já estão trabalhando em um texto conjunto que traz mudanças no acordo original nas áreas do meio ambiente e de compras governamentais. A primeira, uma demanda europeia. Já a segunda do Mercosul, especialmente do Brasil.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp