Política

Lula assina decreto e cria Prêmio de Defesa da Democracia em memória ao 8 de janeiro

Ricardo Stuckert / PR
Prêmio criado por Lula homenageia jurista que lutou décadas por reconhecimento pelo Estado do assassinato do marido  |   Bnews - Divulgação Ricardo Stuckert / PR

Publicado em 08/01/2025, às 12h08 - Atualizado às 12h09   Yuri Pastori



O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criou o Prêmio Eunice Paiva de Defesa da Democracia. O decreto foi assinado, nesta quarta-feira (8), durante a solenidade no Palácio do Planalto em memória aos dois anos dos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. As informações são do portal G1.

Um dos símbolos da luta contra a ditadura militar, a jurista Eunice Paiva foi esposa do ex-deputado Rubens Paiva, que teve o mandato cassado em 1964, foi perseguido e morreu nas instalações de uma unidade militar do regime, no início de 1971. Eunice se especializou na defesa dos direitos humanos e lutou, ao longo de décadas, por reconhecimento pelo Estado do assassinato do marido.

Um dos filhos do casal, Marcelo Rubens Paiva, escreveu a história de Eunice no livro "Ainda Estou Aqui", lançado em 2015. A obra adaptada para o cinema, em filme de mesmo nome, dirigido por Walter Salles, concorreu ao Globo de Ouro. A intérprete de Eunice, a atriz Fernanda Torres, ganhou o prêmio. Eunice faleceu aos 86 anos, em 2018, por complicações do Mal de Alzheimer.

Clique aqui e inscreva-se no canal do BNews no YouTube!

Assista ao programa Radar Bnews da última terça-feira (7):

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp Google News Bnews


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)