Política

Lula cita "parentesco com Lampião" ao falar de Trump: "Sou muito tinhoso"

Reprodução/UN
Lula destaca a importância do diálogo político e a construção de uma narrativa em defesa do multilateralismo.  |   Bnews - Divulgação Reprodução/UN
Daniel Serrano

por Daniel Serrano

daniel.serrano@bnews.com.br

Publicado em 09/02/2026, às 14h48 - Atualizado às 14h49



O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) usou bom humor para dizer que se o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, soubesse de seu "parentesco com Lampião" não provocaria o Brasil. A declaração foi dada nesta segunda-feira (9) durante uma cerimônia no Instituto Butantan, em São Paulo. 

Receba as principais notícias de Política no canal do BNews no WhatsApp

"Quando eu viajar [para os EUA], eu sou muito teimoso e sou muito tinhoso, sabe? Se o Trump conhecesse o que é a sanguinidade de Lampião de um presidente, ele não ficaria provocando a gente", argumentou.

Em seguida, Lula afirmou não querer brigar com Trump e a sua gestão vem trabalhando para construir uma narrativa em defesa do multilateralismo. 

"Eu não quero briga com ele, não sou doido, vai que eu brigo e eu ganho, o que eu vou fazer? Então, a briga do Brasil é a briga da construção da narrativa, nós queremos mostrar que o mundo não pode prescindir do multilateralismo", justificou.

"Nós precisamos provar, num debate político, que foi o multilateralismo, depois da Segunda Guerra Mundial, que criou uma harmonia entre os Estados, e que permitiu que a gente vivesse em paz até agora, pelo menos numa parte do mundo. O unilateralismo imposto pela teoria de que o mais forte pode tudo contra o mais fraco, a nós, não interessa", emendou. 

Lula e Trump tiveram uma conversa por telefone. Na oportunidade, eles combinaram um encontro em nos Estados Unidos, previsto para acontecer em Washington em março.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp Google News Bnews


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)