Política

Lula condecora padre com medalha da Ordem do Ministério da Justiça

Ricardo Stuckert / PR
Julio Lancellotti será homenageado com medalha após ter sido ameaçado  |   Bnews - Divulgação Ricardo Stuckert / PR

Publicado em 29/08/2023, às 07h59   Cadastrado por Tácio Caldas


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), concedeu ao padre Julio Lancellotti a condecoração Grã-Cruz da Ordem do Mérito do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Essa medalha é concedida a pessoas que tenham prestado serviços notáveis ao Ministério da Justiça ou órgãos vinculados à pasta. Essa decisão foi publicada em decreto divulgado no Diário Oficial da União (DOU), nesta terça-feira (29).

Quem é o homenageado

O padre Julio Lancellotti, de 74 anos, é conhecido pelos trabalhos em defesa dos direitos humanos e das pessoas em situação de rua. Além disso, ele é o atual coordenador da Pastoral do Povo de Rua de São Paulo e é pároco da Igreja São Miguel Arcanjo, localizada na zona lesta da capital paulista, e pedagogo.

Lancellotti já recebeu uma série de prêmios e reconhecimentos e ficou conhecido no Brasil pelos trabalhos de assistência de pessoas em situações de rua. É frequente também ver o padre utilizando as redes sociais para denunciar casos de violência policial e de construções com arquitetura hostil, que restringem o uso do espaço público.

Ameaça

No último sábado (26), o padre Julio Lancellotti recebeu um bilhete com ameaças. O papel havia sido deixado na porta da Paróquia São Miguel Arcanjo, com uma mengem com as frases: 'seu dia de reinado aqui vai acabar' e 'defensor dos direitos dos bandidos'.

Apesar do susto, essa não foi a primeira vez que ele foi ameaçado ao longo da missão dele como defensor dos direitos humanos. O autor, inclusive, já foi identificado e confessou as ofensas contra o padre.

Assista ao Radar BNews da última segunda-feira (28):

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp