Política

Lula defende ampliação de Conselho de Segurança da ONU para evitar conflitos

Foto: Divulgação / Ricardo Stuckert / PR
Lula ainda comentou o surgimento da ONU como fundamental para mediação de conflitos entre países  |   Bnews - Divulgação Foto: Divulgação / Ricardo Stuckert / PR

Publicado em 16/11/2024, às 15h30   Luana Neiva



O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu uma ampliação no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) para evitar conflitos no mundo. A fala foi feita durante encerramento da Cúpula do G20 Social, no Rio de Janeiro.

“Nós tivemos, nestes últimos anos, mais conflito, é o período de maior conflito desde a Segunda Guerra Mundial. E só há uma possibilidade de evitar os conflitos. É a gente dar importância ao Conselho de Segurança da ONU e a gente ter mais representatividade”, afirmou o petista.

O presidente ainda comentou sobre o surgimento da ONU. “Quando a ONU foi criada, só tinha 56 países participando. Hoje são 196 países e eu fico me perguntando, onde é que está o continente africano na ONU? Onde é que está o continente latino-americano? Onde é que está a grande parte dos países asiáticos? Onde é que estão países importantes?”.

Lula então listou países como Egito, Etiópia, Argélia, África do Sul, Brasil, México, Alemanha e Índia.

“Onde que esses países estão que eles não participam do Conselho de Segurança para tomar decisões coletivas e ajudar a gente implantar as coisas que temos que implantar?”, questionou o petista.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp