Política

Lula define qual cidade brasileira será candidata à sede da COP em 2025; veja vídeo

Reprodução/Twitter @LulaOficial
Decisão do presidente Lula (PT) foi tomada após reunião com governador da região amazônica, nesta quarta-feira (11)  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Twitter @LulaOficial

Publicado em 11/01/2023, às 13h26   Cadastrado por Yuri Abreu


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente Lula (PT) bateu o martelo sobre qual será a cidade brasileira será candidata à sede da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP), em 2025. O evento é organizado pela Organização das Nações Unidas (ONU) - em 2022, a edição de número 27 do evento ocorreu no Egito.

A decisão do petista foi tomada após reunião com um governador da região amazônica, nesta quarta-feira (11). Entre as cidades com mais chance de sediarem o evento daqui a dois anos estavam, justamente, Manaus e Belém.

E a capital paraense foi anunciada por Lula para a disputa do certame. A deliberação ocorreu após encontro com o chefe do Executivo do estado nortista, Hélder Barbalho (MDB).

"Estou aqui com o companheiro Helder parabenizando ele pelos 407 anos que completa amanhã a cidade de Belém e dando a boa notícia a ele que o Itamaraty formalizou a cidade de Belém como a cidade que está disputando a candidatura para realizar a COP 30 em Belém", afirmou Lula em vídeo divulgado em rede social.

"Espero que a gente esteja lá para fazer uma bela COP", completou o petista.

Também no vídeo, Helder agradeceu Lula pela escolha e disse que o Pará estará de "portas abertas" para debater a Amazônia e encontrar soluções para temas ambientais.

Impasse

O Brasil era a sede da COP 25, em 2019, o que não ocorreu. Em 2018, de acordo com o G1, o então presidente eleito Jair Bolsonaro (PL) teria pressionado o presidente Michel Temer (MDB) para abrir mão de receber a conferência.

A época, Bolsonaro disse que evento geraria um custo de mais de R$ 500 milhões ao país. A posição do ex-presidente foi criticado por especialistas, o que se tornou rotina ao longo do governo, já que o desmatamento disparou, em especial na Amazônia.

Em 2019, a COP 25 acabou sendo realizada em Madri, na Espanha.

A Conferência do Clima da ONU discute mudanças climáticas no mundo e trata de alternativas para melhorar as condições do clima, em especial no trabalho para a redução dos gases de efeito estufa.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp